Uma Conversa sobre Reuso- Post 2

Uma Conversa sobre Reúso

Quando falamos em reúso em uma ETE de esgoto doméstico e em uma indústria devemos considerar algumas aplicações.

Se o efluente tratado vai ser utilizado para lavar equipamentos específicos, molhar os gramados, em atividades menos exigentes se é um sistema de tratamento de efluentes  simplificado em um Projeto inteligente e se contribui para a proteção do meio ambiente. Lembrando que o lançamento de qualquer efluente não deve provocar a mudança de classe do corpo receptor.

Na indústria devemos observar as aplicações do seu uso como matéria prima, como fluido auxiliar, para uso como geração de energia, resfriamento e/ou aquecimento, etc.

Dependendo da função que desempenha a água deve ter características biológicas, químicas e físicas que possibilitem a melhor obtenção de resultados possíveis, já que suas funções refletem em todo o sistema da indústria e inclusive no operador. Caso a água entre em contato com o produto final, seu grau de qualidade é mais restritivo que o da água para consumo humano, se a água não entrar em contato com o produto final pode ser menos restritivo. Além disso, o consumo de água na indústria, por exemplo, é influenciada por fatores como ramo de atividade, capacidade de produção, praticas operacionais e método de produção. Tudo isso para dizer da importância de uma boa operação para ser atingido o objetivo da empresa e para obter o retorno com todos os investimentos e modernizações.

O que nós observamos como técnicos e instrutores é bem interessante!! Atendendo pelo Brasil  com Dr. Manuel Senra, Operando as Estações de Tratamento de Esgoto Doméstico e fazendo os Diagnósticos Operacionais das ETEs com Reúso ressalto  que o operador deve ser melhor capacitado (realmente!!) e por outro lado tenho notado uma motivação presente no trabalho dos operadores por saberem que a sua função é importante, fundamental para o bom andamento da planta, para que os parâmetros sejam realmente atingidos . O que já era disciplina e responsabilidade tem se tornado uma motivação maior para todos eles e isso é muito bom para um trabalho eficiente!!!! (texto Alessandra Valadares)

Reúso ultra violeta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *