A poluição e o tratamento do esgoto

São muitos os objetivos desejados ao se tratar o esgoto.

A maior meta é evitar os inconvenientes da poluição, que no seu sentido amplo pode ser entendida como qualquer modificação de características de um ambiente de modo a torná-lo impróprio às formas de vida que ele normalmente abriga. As diversas razões para fazer o tratamento de esgoto podem ser resumidas assim :em termos de saúde pública (evitar propagação de doenças de origem hídrica), proteger águas de recreação, evitar o aumento do custo do tratamento de águas de abastecimento, razões ecológicas, estéticas e legais.

Os processos de tratamento de esgoto que cuida do controle das águas procura proteger :

Águas de abastecimento público

Águas para fins de agricultura

Águas para fins industriais

Águas para fins recreativos, etc

 

A foto acima é de um processo de tratamento de esgoto, processo biológico, que pode ser aplicado em locais que apresentam disponibilidade de area e clima quente e cuja aplicabilidade operacional é simples e ao mesmo tempo eficiente.  A foto é de uma lagoa de estabilização facultativa Este processo simples de tratamento de esgoto alcança a estabilidade através da simbiose entre algas e bactérias durante funções biológicas da respiração e da  fotossíntese. Onde o oxiênio para a respiração é conseguido pelas algas e o gás carbônico para a fotossíntese é fornecido pelas bactérias.

Para você ler um poco mais, indico o livro Tratamento de Esgoto.Noções fundamentais para operadores de ETEs do Manuel Senra.

 

Matéria:Alessandra Valadares

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *