Respiração Aeróbia e Respiração Anaeróbia

 

Olá, amigos do site www.alehsaneamentoearquitetura.com.br, hoje vamos falar sobre a Respiração Aeróbia e a Respiração Anaeróbia.

Começamos pela Respiração Aeróbia, aquela que se processa na presença de oxigênio livre (que é o aceptor de hidrogênio).

Observamos que durante a Respiração Aeróbia a produção de energia é muito grande e os produtos finais são bastante estáveis, tais como CO2 e H2O.

Os processos aeróbios de tratamento de esgoto se destinam quase sempre ao tratamento da fase líquida, contendo finas partículas em suspensão e sólidos dissolvidos.

Essas finas partículas podemos dizer que são provenientes do esgoto pré sedimentado. Podendo ser efluentes dos decantadores primários, efluente do UASB/RAFA e efluentes de lagoas anaeróbias.

Por outro lado, a respiração anaeróbia se processa à custa do oxigênio contido na molécula e não livremente, a produção de energia é muito pequena e os produtos finais ainda contém energia na molécula, isto é, produtos ainda oxidáveis, como o metano.

Os processos anaeróbios de tratamento de esgoto se destinam ao tratamento, principalmente, da parte sólida (lodo dos esgotos).

Semana que vem tem mais assunto para vocês!!!

Texto: Arqª/MSC. Saneamento Alessandra Valadares

Supervisão : Engº Químico; Sanitarista Manuel Senra

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *