Caixas de Areia

 

Caixas de Areia 

 

As diversas unidades de tratamento destinadas a remover areia dos esgotos tem por finalidade, evitar que a areia e partículas semelhantes (seixos, pedriscos, silte, cascalho, escória, entulhos) cheguem até aos equipamentos e tubulações. Estes materiais provenientes de lavagens de pisos, postos de gasolina, águas residuárias de indústria, enxurradas, infiltrações, ligações clandestinas de águas pluviais, causariam abrasão nas bombas e equipamentos móveis das Estações de Tratamento, acumulando no fundo das unidades de sedimentação subsequentes.

O material chamado “areia” engloba as partículas de 0,1 a 0,4 mm de diâmetro e para a sua remoção nas caixas de areia ou desarenadores, estes são dimensionados para uma velocidade de 30 cm/s.

São vários tipos de removedores de areia, entre eles caixas de areia retangulares tipo canal, circulares e quadrangulares.

Estas caixas de areia poderão ser equipadas com remoção mecânica de material sedimentado ou então com remoção manual, nesse caso os desarenadores retangulares seriam para pequenas vazões.

A tendência hoje é a construção de caixas de areia aeradas por aplicação de ar comprimido ao longo de um dos lados do canal objetivando também a remoção de gorduras. No próximo post apresentarei imagem de uma ETE que operamos, fazendo o start up da operação e treinamento dos operadores, onde consta esse diferente tipo de desarenador e uma outra imagem com o tradicional desarenador tipo canal.

 

Artigo: Alessandra Valadares

Supervisão Manuel Senra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *