A importância de se cuidar das Águas, Rios e Lagos

A poluição das Águas, Rios e Lagos

O uso mais nobre da água é para beber. Admite-se a prioridade do uso da água para fins de abastecimento. Além disso, a água poluída pode tornar-se um veículo direto de vários contaminantes causadores de doenças graves de caráter epidêmico, atingindo as pessoas que abastecem desta água.

Já diziam Turing e Samuel Branco que os peixes constituem um indicador do estado de pureza de uma água.O habitat fornece o meio adequado para prover alimento, abrigo e condições de respiração.

A poluição é uma ação global, essencialmente complexa, e não as condições específicas. Ela altera, de forma panorâmica, todo o ambiente envolvido.

A água quando poluída por esgotos, torna-se corrosiva devido à formação de ácidos. As águas poluídas podem causar sérios danos a estruturas metálicas, estruturas de concreto tais como pontes por exemplo. Além do que já foi citado, podemos acrescentar que outra consequência indireta da poluição a proliferação de plantas aquáticas, como aguapé, que obstruem rios, canalizações e interferem na recreação de águas. Como temos visto na Lagoa da Pampulha. É necessário impedir que esta ameaça de poluição se prolongue. O Brasil possui excelentes técnicos, engenheiros sanitaristas e empresas de equipamentos. São muitas tecnologias estudadas, avançadas para o tratamento do esgoto conforme citado pelo Engenheiro Manuel Senra. Dentre estes avanços tecnológicos, para cada situação deve ser estudada a melhor alternativa em termos de eficiência de tratamento, de economia para a empresa de saneamento e de melhores benefícios para a população.

 

Alessandra Valadares

www.alehsaneamentoearquitetura.com.br

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *